Rua Sergipe, 475 cj. 204 - Higienópolis - São Paulo - SP

Consultoria na reforma do pavimento térreo no Conjunto Ipiranga

Consultoria na reforma do pavimento térreo no Conjunto Ipiranga

Consultoria na reforma do pavimento térreo no Conjunto Ipiranga

  • Perícia de Engenharia

O Condomínio Conjunto Ipiranga contratou um escritório de arquitetura para a reforma do pavimento térreo do condomínio. A Lank Engenharia está participando como consultora do condomínio nesse projeto, orientando o escritório de arquitetura nos aspectos técnicos de engenharia e sobre as interferências com as vagas de garagem existentes no térreo.

No dia 27 de junho de 2022 o Engenheiro Ansel Lancman, sócio e responsável técnico pela Lank Avaliações e Perícias em Engenharia, e o representante do escritório de arquitetura se reuniram com a sindica e os conselheiros do condomínio para a apresentação do projeto, nessa ocasião a Lank Engenharia discutiu algumas sugestões e orientou mudanças necessárias.

A Lank Engenharia e o escritório de arquitetura foram convocados para participar da Assembleia Geral Extraordinária, no dia 13 de julho, onde o projeto será exposto para aprovação.

Mas, qual a importância do engenheiro no acompanhamento de uma obra no condomínio?

Quando pensamos na obra do condomínio, muitos fatores são relevantes, dentre eles, o acompanhamento da obra. Afinal, caso essa etapa seja realizada de modo errado, ou ineficaz, o condomínio pode sofrer com graves prejuízos e até mesmo com riscos relacionados à estrutura do imóvel.

Neste contexto, contar com o apoio de um engenheiro é fundamental. Isso porque o profissional é altamente capacitado para lidar com todas as etapas da construção, isso seguindo normas e diretrizes de desempenho e segurança.

Você se preocupa com a segurança de seu condomínio e quer que ele seja reformado de forma adequada, sem sofrer com prejuízos de materiais ou de tempo?

Segurança

Por mais que para um condomínio fatores como custo e localização sejam importantes, eles perdem em relevância quando são comparados à segurança. Isso acontece porque mesmo um apartamento ou casa bonito, construído em uma área altamente valorizada, pode apresentar graves riscos para seus moradores se a obra não for realizada de forma correta.

É importante ressaltar que a segurança de um condomínio não está relacionada apenas com a quantia de recursos aplicada em sua construção, de modo que mesmo edificações de alto padrão podem apresentar graves problemas estruturais, quando a sua construção não é monitorada por um profissional habilitado.

Por esse motivo, a presença de um engenheiro para realizar o acompanhamento de uma obras é tão importante, porque o profissional é capacitado na elaboração e execução de projetos.

Redução de custos

Outro fator muito considerado, por pessoas que desejam reformar um imóvel, é o custo total da obra. Afinal, antes dar início à construção, o condomínio precisa ter certeza que pode arcar com ela sem comprometer seu orçamento, contraindo dívidas.

A grande questão é que a execução de uma obra está sujeita a uma série de fatores que podem influenciar seus custos, tanto para baixo quanto para cima, o que torna a tarefa de mensurá-los complexa, principalmente para pessoas que não contam com a devida formação e experiência na área.

Sem os conhecimentos necessários, o condomínio não é capaz de avaliar se aqueles que estão executando a obra estão usando os materiais da forma certa, o que abre espaço para que ele sofra uma série de prejuízos sem nem ao menos saber.

O engenheiro, porém, tem amplos conhecimentos para avaliar a necessidade dos materiais de construção e para observar a obra, impedindo assim que gastos desnecessários ocorram. Um benefício que pode reduzir drasticamente o custo de uma construção/reforma.

Gestão do tempo da obra

Quando pensamos numa obra, e nos interesses do condomínio, é fácil perceber como o tempo é importante. Afinal, todos querem usufruir dos espaços o mais rápido possível. A grande questão é que, para que cada etapa necessária para a execução da obra seja realizada, é preciso uma determinada quantidade de tempo. Apressar alguns processos pode reduzir sua eficiência e pôr em risco todo o condomínio.

É importante levar em consideração, porém, que dependendo da forma como são remuneradas, alguns profissionais podem tornar esses processos de construção ainda mais lentos, com a finalidade de prolongar a obra.

Caso a edificação conte com um engenheiro para companhar as obras, esse problema é eliminado. Isso ocorre porque o profissional conhece o tempo requerido por cada etapa da obra, o que lhe permite identificar atrasos intencionais.

Serviço especializado

Um condomínio é mais do que um espaço coberto, para que realmente seja considerada um local habitável, precisa fornecer o conforto necessário para seus frequentadores e se ajustar às demandas de cada um deles. O problema é que, sem a devida experiência, o profissional interessado em reformar um condomínio pode ter dificuldade para identificar as necessidades que ele deve atender, tornando assim o resultado final, depois da obra, insatisfatório.

O engenheiro, porém, tem conhecimentos suficientes para avaliar fatores como a luz natural, corrente de ar e até mesmo a acústica do ambiente, o que lhe permite projetar espaços confortáveis.

Além disso, ao conversar com o responsáveis pelo condomínio, o profissional é capaz de entender suas necessidades e projetar soluções para eles.

Regulamentação

Por fim, é válido ressaltar que, segundo a regulamentação brasileira, obras e reformas precisam ser devidamente acompanhadas por um profissional habilitado, como um engenheiro ou arquiteto. Caso os interessados em reformar um condomínio descumpram essa lei, eles podem ter a obra embargada e ainda receber multas, emitidas pela prefeitura.

Portanto, a presença de um profissional habilitado é indispensável para a execução de uma obra!

Considerações finais

A principal atribuição de uma avaliação e acompanhamento de obras é verificar se essas estão sendo executadas conforme o projeto combinado com o condomínio e apontar eventuais desvios.

Além disso, não é incomum ocorrerem modificações nos projetos durante a execução das obras ou reformas devido a “surpresas” que não puderam ser identificadas na fase de projeto. Portanto, ocorrências indesejadas durante uma obra exigem a presença de um profissional experiente que possa identificar e entender a situação em campo. Isso evita atrasos e custos adicionais, conforme descrito acima, com retrabalhos e, eventualmente, com equipe e equipamentos parados, entre outros problemas.

Você precisa de ajuda?

Você gostaria de contar com acompanhamento altamente especializado, para monitorar uma obra no seu condomínio? Entre em contato conosco e descubra como a Lank Engenharia pode ajudar você e/ou seu condomínio!

VOCÊ TEM UM PROBLEMA PARECIDO?

Entre em contato e saiba como podemos ajudar!

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
A importância de um Laudo para manutenção de condomínios.

Para a supervisão de obras e manutenções no condomínio, é importante considerar a contratação de um engenheiro independente. Esse profissional, além de não possuir vínculo de interesse com o empreiteiro e outros profissionais contratados, pode superv [...]

Leia mais
Unidades condensadoras de ar condicionado na fachada do edifício

A Lank Avaliações e Perícias em Engenharia foi convocada pelo Condomínio Scorpius & Antares para alguns esclarecimentos referentes ao laudo feito para esse condomínio. No dia 28 de julho de 2022 o Engenheiro Ansel Lancman, reuniu-se com a nova síndi [...]

Leia mais