Rua Sergipe, 475 cj. 204 - Higienópolis - São Paulo - SP

Problemas causados por obra vizinha

Problemas causados por obra vizinha

Problemas causados por obra vizinha

  • Perícia de Engenharia

Quando se fala em construção, engana-se quem pensa que só o dono da obra pode ter dores de cabeça decorrentes da edificação ou reforma do imóvel. Mesmo incomuns, falhas ou negligências na execução de algumas etapas, algumas vezes relacionadas a escavações ou perfurações no terreno, outras até durante a fase de acabamento da obra, podem impactar as construções vizinhas e gerar incômodos aos proprietários desses imóveis.

Foi isso que ocorreu no Condomínio Edifício Maison D'Amboise, localizado na região do Brooklin, São Paulo. A construção de um edifício vizinho causou uma série de prejuízos ao condomínio, tais como: queda de material de construção, rufos danificados e outros.

Na busca de um reparo aos prejuízos causados, a Lank Avaliações e Perícias em Engenharia e o Engenheiro Ansel Lancman, foram contratados pelo condomínio para realizar um levantamento, mapeamento dos problemas e redigir um laudo técnico.

Uma vez levantando todos os problemas e confirmado que são decorrentes da obra vizinha, os responsáveis por sua execução devem saná-lo, deixando o imóvel da forma como estava. Neste caso, o proprietário da obra, a construtora que a executa e possíveis empresas terceiras são solidárias na responsabilidade.

Cuidados

Para evitar tais transtornos, as construtoras costumam tomar alguns cuidados, como realizar uma avaliação prévia dos imóveis vizinhos e um estudo geológico do terreno.

Outro ponto fundamental é a contratação de profissionais habilitados para conduzir essas avaliações, ou como o Condomínio Edifício Maison D'Amboise fez, depois que detectou os problemas decorrentes da obra vizinha.

Os laudos deve ser acompanhado da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) dos profissionais. O imóvel afetado pode, inclusive, solicitar ao dono da construção vizinha as informações sobre a responsabilidade técnica do projeto para verificar a regularidade da obra.

Em caso de dúvidas ou de problemas, além da empresa responsável pela construção, o vizinho sempre deve procurar um profissional habilitado para prestar todo o suporte técnico necessário e orientações.

VOCÊ TEM UM PROBLEMA PARECIDO?

Entre em contato e saiba como podemos ajudar!

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Avaliação de obras no Guarujá - SP

A Lank Avaliações e Perícias em Engenharia foi contratada pelo Condomínio ABC (ABC de Araçaí, Buriti e Caiobá), localizado na Praia das Astúrias - Guarujá, para avaliar os trabalhos feitos na reforma da fachada do edifício e identificar problemas dei [...]

Leia mais
Trincas em Laje de Cobertura - Jardim América/SP

O Engenheiro Ansel Lancman, Sócio e responsável técnico pela Lank Avaliações e Perícias em Engenharia, foi contratado pelo Condomínio Edifício Rio Solimões, localizado na região do Jardim América - São Paulo, para verificar a causa de trincas que apa [...]

Leia mais