Rua Sergipe, 475 cj. 204 - Higienópolis - São Paulo - SP

Problemas causados por obra vizinha

Problemas causados por obra vizinha

Problemas causados por obra vizinha

  • Perícia de Engenharia

Quando se fala em construção, engana-se quem pensa que só o dono da obra pode ter dores de cabeça decorrentes da edificação ou reforma do imóvel. Mesmo incomuns, falhas ou negligências na execução de algumas etapas, algumas vezes relacionadas a escavações ou perfurações no terreno, outras até durante a fase de acabamento da obra, podem impactar as construções vizinhas e gerar incômodos aos proprietários desses imóveis.

Foi isso que ocorreu no Condomínio Edifício Maison D'Amboise, localizado na região do Brooklin, São Paulo. A construção de um edifício vizinho causou uma série de prejuízos ao condomínio, tais como: queda de material de construção, rufos danificados e outros.

Na busca de um reparo aos prejuízos causados, a Lank Avaliações e Perícias em Engenharia e o Engenheiro Ansel Lancman, foram contratados pelo condomínio para realizar um levantamento, mapeamento dos problemas e redigir um laudo técnico.

Uma vez levantando todos os problemas e confirmado que são decorrentes da obra vizinha, os responsáveis por sua execução devem saná-lo, deixando o imóvel da forma como estava. Neste caso, o proprietário da obra, a construtora que a executa e possíveis empresas terceiras são solidárias na responsabilidade.

Cuidados

Para evitar tais transtornos, as construtoras costumam tomar alguns cuidados, como realizar uma avaliação prévia dos imóveis vizinhos e um estudo geológico do terreno.

Outro ponto fundamental é a contratação de profissionais habilitados para conduzir essas avaliações, ou como o Condomínio Edifício Maison D'Amboise fez, depois que detectou os problemas decorrentes da obra vizinha.

Os laudos deve ser acompanhado da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) dos profissionais. O imóvel afetado pode, inclusive, solicitar ao dono da construção vizinha as informações sobre a responsabilidade técnica do projeto para verificar a regularidade da obra.

Em caso de dúvidas ou de problemas, além da empresa responsável pela construção, o vizinho sempre deve procurar um profissional habilitado para prestar todo o suporte técnico necessário e orientações.

VOCÊ TEM UM PROBLEMA PARECIDO?

Entre em contato e saiba como podemos ajudar!

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Trincas em fachada de edifício na Vila Madalena - SP

As trincas podem aparecer em qualquer tipo de construção e, geralmente, elas são um aviso de que podem existir problemas estruturais na edificação que precisam ser reparados. Assim, elas surgem em qualquer momento da vida útil do imóvel. No Condomín [...]

Leia mais
Trincas na fachada do condomínio.

No Condomínio Solar do Estoril, localizado na Zona Norte de São Paulo, foi realizada uma análise minuciosa de trincas existente na fachada do edifício. Havia uma preocupação, por parte dos interessados, que essas trincas estivessem relacionadas a um [...]

Leia mais