Rua Sergipe, 475 cj. 204 - Higienópolis - São Paulo - SP

Problemas com Antenas de Telefonia no Topo do Edifício

Problemas com Antenas de Telefonia no Topo do Edifício

Problemas com Antenas de Telefonia no Topo do Edifício

  • Inspeção Predial

O Engenheiro Ansel Lancman, sócio e responsável técnico pela Lank Avaliações e Perícias em Engenharia, esteve em visita ao Condomínio Edifício Maison Aubane, localizado em São Bernado do Campo - SP.

Durante sua visita em companhia da Síndica Quitéria e do zelador Edivaldo, que estão muito preocupados com a situação do condomínio, pudemos verificar os problemas que a concessionária de telefonia vem causando com a instalação de suas antenas no topo do Condomínio.

As antenas de telefonia, que antes eram fincadas no topo dos edifícios, estão passando por mudanças significativas devido à tecnologia 5G. Aqui estão alguns pontos importantes:



Pequenas Antenas (Small Cells)

As novas antenas são menores e conhecidas como “small cells”. Elas não ocupam mais apenas o topo dos prédios, mas também áreas como a guarita e a fachada. A tecnologia 5G exige que as antenas estejam mais próximas dos usuários e entre si, distribuídas de forma integrada às áreas de circulação das pessoas.



Redução de Espaço Locado

Com a necessidade de aumentar os investimentos em antenas, os condomínios podem esperar uma redução nas áreas locadas. Isso pode levar a uma diminuição nos valores nominais dos aluguéis. No entanto, essa mudança não ocorrerá imediatamente, pois as operadoras não removerão os equipamentos antigos de uma vez. A ativação do 5G envolverá a instalação de mais equipamentos, e a rede legada ainda será mantida em algumas situações.



Cuidados na Locação

Duração do Contrato: Verifique a duração do contrato de locação.

Responsabilidade de Custos: Defina claramente quem arcará com os custos de instalação.

Danos à Área Comum: Considere a responsabilidade por danos à área comum, como infiltrações.

Índice de Correção do Contrato: Especifique o índice de correção do contrato.



Preparação do Condomínio

Estrutura: Certifique-se de que a estrutura do prédio suporta a instalação das antenas.

Assembleia Deliberativa: Delibere sobre a instalação em uma assembleia com especificações claras.

VOCÊ TEM UM PROBLEMA PARECIDO?

Entre em contato e saiba como podemos ajudar!

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Atenção para os Vícios e Defeitos deixados pelas construtoras.

A aquisição de um imóvel é um dos maiores investimentos que uma pessoa pode fazer em sua vida. Nesse contexto, a garantia da qualidade da construção é fundamental para evitar dores de cabeça no futuro. Por isso, a contratação de um engenheiro perito [...]

Leia mais
Defeitos construtivos no Condomínio Residencial Quartzo em Mauá

O Condomínio Residencial Quartzo, localizado em Mauá - SP, encontra-se em meio ao processo de conclusão dos reparos determinados em um caso judicial, onde a Lank Avaliações e Perícias em Engenharia desempenhou papéis cruciais ao longo do tempo. Inic [...]

Leia mais