Rua Sergipe, 475 cj. 204 - Higienópolis - São Paulo - SP

Sobre o prédio residencial que corre risco de desabamento em Praia Grande

Sobre o prédio residencial que corre risco de desabamento em Praia Grande

Sobre o prédio residencial que corre risco de desabamento em Praia Grande

  • Perícia de Engenharia

O Engenheiro Ansel Lancman foi contratado pelo Condomínio Edifício Las Vegas, na Praia Grande - SP, como Assistente Técnico no processo em curso contra a construtora. Dentre os vários vícios construtivos que compõem a Ação constam graves defeitos estruturais que, por colocar o edifício em risco, motivaram o pedido de uma Liminar Judicial para intervenção imediata que se iniciou com o escoramento das partes mais fragilizadas.

Dois engenheiros especialistas em cálculo estrutural, indicados respectivamente pela construtora e pelo condomínio, estão atualmente elaborando um projeto de reforço e recuperação da estrutura do edifício.

O engenheiro Ansel, na condição de Assistente Técnico, acompanha o trabalho dos dois profissionais no projeto de reforço e recuperação da estrutura do edifício e intermedia suas atuações com o Perito Judicial nomeado no processo.

Veja artigo publicado no Diário do Litoral em 08/Out/2020 sobre esse Edifício:

O edifício Las Vegas, localizado à Rua Mário de Andrade, 128, em Praia Grande, de mais de 18 andares (que equivalem a 22) e 58 apartamentos, está com graves problemas estruturais e pode desabar a qualquer momento com 17 famílias dentro. A denúncia é do casal de Jundiaí Antônio Ricardo e Vanessa Ignácio de Souza, que alugou o apartamento 152 e está saindo do prédio hoje. A construtora nega riscos.

A base da edificação está totalmente escorada por estruturas de ferro, com problemas nas ferragens e repleta de trincas em várias vigas de sustentação. Um perito judiciário já esteve fazendo duas visitas e recomendou a retirada das famílias do prédio. A Defesa Civil não interditou porque a situação estaria sendo acompanhada por um engenheiro contratado pela construtora responsável. O prédio só tem cinco anos.

"Temos um parecer da perícia alertando que as famílias estão proibidas de receber visitas, principalmente nos finais de semana, por conta do excesso de peso. Também que o edifício não pode sofrer corrente de vento muito forte, acima de 100 km/hora. Desde que alugamos não conseguimos dormir tranquilos e resolvemos sair. Rompemos o contrato e pedimos o aluguel de volta", afirma Ricardo Souza.

Vanessa garante que a situação é muito perigosa, mais dois inquilinos romperam contrato e também saíram. "Tem famílias que não saem porque são proprietárias e não teriam pra onde ir. Enquanto estive lá, tive que ir para o hospital em função do pânico. O prédio é grande, bonito e novo. Mas pode ocorrer uma tragédia", completa.

A situação é divulgada pela própria administração do edifício. Em comunicado afixado no hall do prédio, há um alerta que os problemas atingiram as sapatas e que as famílias sejam realojadas até que seja restabelecida a segurança da edificação sob risco de ruína.

Um áudio encaminhado ao casal por outra moradora que também saiu do prédio demonstra a situação psicológica das famílias. "À noite ventou muito. Estou orando para as pessoas que ainda estão no prédio. A cada uivo de vento é um desespero", afirma. A preocupação ainda é maior em função da proximidade de final de ano, quando a ocupação do prédio é muito maior.


Artigo original no Diário do Litoral

VOCÊ TEM UM PROBLEMA PARECIDO?

Entre em contato e saiba como podemos ajudar!

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Trincas e Recalque no Piso do Subsolo

Trincas e Recalque no Piso do Subsolo O Edifício Alamedas, situado no prestigiado bairro do Jardim Paulista, em São Paulo, tem sido alvo de preocupações devido a trincas e recalque no piso do subsolo. Essas anomalias podem comprometer a integridad [...]

Leia mais
Solucionando Problemas na Reforma da Piscina do Condomínio

A experiência vivida pelo Condomínio Grand Club Tatuapé reflete uma situação frequente e desafiadora que muitos condomínios enfrentam: problemas e litígios decorrentes de obras e reformas mal executadas. Nesse contexto, a atuação da Lank Avaliações e [...]

Leia mais