Rua Sergipe, 475 cj. 204 - Higienópolis - São Paulo - SP

Trincas em fachada de edifício na Vila Madalena - SP

Trincas em fachada de edifício na Vila Madalena - SP

Trincas em fachada de edifício na Vila Madalena - SP

  • Perícia de Engenharia

As trincas podem aparecer em qualquer tipo de construção e, geralmente, elas são um aviso de que podem existir problemas estruturais na edificação que precisam ser reparados. Assim, elas surgem em qualquer momento da vida útil do imóvel.

No Condomínio Edifícios Mont Serrat Montseny, localizado na Vila Madalena, em São Paulo, foi realizada uma análise criteriosa de trincas existente na fachada do condomínio.

O Engenheiro Ansel e a Lank Engenharia foram contratados para realizar a avaliação técnica dessas trincas, para determinar o seu grau de risco, a influência dessas trincas na edificação e os possíveis problemas decorrentes dessas trincas.

É importante reforçar que, entender como tratar as trincas em fachadas é uma tarefa que exige comprometimento por parte da gestão condominial. Isso porque, esse tipo de problema, pode fazer com que ocorram danos maiores na estrutura e, também, acabar comprometendo a estética do empreendimento.



Você sabe a diferença entre Fissuras, Trincas e Rachaduras?

Para explicar melhor esse assunto, começamos respondendo a uma importante pergunta: Qual é a importância de saber a diferença entre fissuras, trincas e rachaduras?

Para um engenheiro, que essencialmente é um técnico, faz toda a diferença conhecer as diferenças porque ele terá que saber como lidar com a anomalia apresentada.

Já para um síndico essas diferenças não são tão importantes. Os parâmetros que interessam ao sindico são diferentes daqueles que importam para um engenheiro.

Abaixo listamos os principais pontos que realmente devem interessar a um síndico:

1- Grau de Risco

O síndico deve saber como a anomalia, seja ela uma fissura, trinca ou rachadura, pode impactar o condomínio. A partir do Parecer do engenheiro, deverá estabelecer:

- Qual o risco ao próprio edifício?

- Qual o risco para condomínios vizinhos?

- Qual o risco para as pessoas?

2- Urgência do Reparo

Outro ponto importante para o síndico é a urgência em que o reparo da trinca, fissura ou rachadura deve ser feito.

A urgência do reparo está diretamente ligada ao risco e também deve ser informada pelo engenheiro.

Um fator determinante na urgência do reparo está relacionado à progressividade da anomalia. Muitos problemas que ocorrem em condomínios se tornam maiores com o passar do tempo e levam a outros problemas decorrentes do inicial.

3- Custo do Reparo

Como administrador do condomínio, o síndico precisa estar atento, para o custo do reparo em comparação aos custos de não efetuar o reparo no momento de sua descoberta. Sempre que o síndico se depara com um reparo de custo elevado, ele precisa tomar uma série de providencias para sua realização, diferente de um reparo de custo inferior.

Em resumo, o parecer do engenheiro é importante para o processo de apoio e tomada de decisão do síndico. Apoio porque permite ao síndico dividir responsabilidades e tomada de decisão porque o orientará a agir respaldado em critérios técnicos.

VOCÊ TEM UM PROBLEMA PARECIDO?

Entre em contato e saiba como podemos ajudar!

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Problemas causados por obra vizinha

Quando se fala em construção, engana-se quem pensa que só o dono da obra pode ter dores de cabeça decorrentes da edificação ou reforma do imóvel. Mesmo incomuns, falhas ou negligências na execução de algumas etapas, algumas vezes relacionadas a escav [...]

Leia mais
Trincas na fachada do condomínio.

No Condomínio Solar do Estoril, localizado na Zona Norte de São Paulo, foi realizada uma análise minuciosa de trincas existente na fachada do edifício. Havia uma preocupação, por parte dos interessados, que essas trincas estivessem relacionadas a um [...]

Leia mais